




O Maior de Todos os Gigantes
Pr. Paulo Azevedo
Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; pois, quem quiser salvar a sua vida por amor de mim perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida? Mt 16:24-27
Em toda a história da narrativa bíblica o homem(indivíduo) se depara como muitos desafios para que se torne objetivamente feliz, pleno de seus objetivos como pessoa, como ser social e na sua relação com o Criador. Mas, se tivermos coragem e ousadia suficientes chegaremos a perceber, com os "óculos" de Deus, que o defeito não apareceu na fabricação, mas resposta do homem diante dos princípios de Deus.
Quem foi o maior inimigo de Adão, de Eva, de Caim, de Abel, de Noé, de Abraão, de Isaque, de Jacó, de José, Moisés, Josué, Samuel e todos os juízes, Davi e todos os reis, Elias e todos os profetas, Arão e todos os sacerdotes, Pedro e os demais discípulos, os pais históricos da igreja, todos os que não aparecem na linha de frente dos heróis de Israel e de todas as nações que já existiram? Quem é o meu e o seu maior inimigo?
Diz a Palavra que crer em Jesus nos leva a salvação eterna, porque o próprio Jesus é a Vida Eterna. E os privilegiados que experimentam da Sua vida, vencem todos os gigantes, como demônios, inimigos terrenos, a morte e o que se manifestar. Mas o que me surpreende profundamente é o tratamento do Senhor Jesus com o nosso "EU".
Querer ser diferente(mais do que medíocre) nesta terra sem desprezar o poder do "EU" é uma tolice. É ele o maior vilão da fé cristã.
Foi ele o maior inimigo da Igreja e das nações da terra. Jesus, conhecedor profundo da crise humana aponta a saída para a cura e libertação do homem: NEGUE-SE A SI MESMO.
A mentalidade carnal fixa-se nos problemas percebidos pelos sentimentos que mais agridem o "EU". Se alguém me limita, me trata, me estabelece regras e me pune por não cumpri-las, este alguém se torna meu aparente inimigo. Ser reprovado por Deus e pelos nossos semelhantes poderia nos fazer questionar mais sobre a nossa verdadeira identidade. O que fui criado para ser? Independente do Criador? Escravo de mim mesmo e da minha vontade?
Esse gigante poderoso ("EU") busca satisfação e prazer. Na infância ele age e precisa ser dominado pelos nossos pais e mestres. Tudo o que "ele" quer é ser preservado e mimado. Todo vencedor sabe da luta diária contra "ele", que prefere sempre a zona de conforto em vez da RENÚNCIA e do SACRIFÍCIO que nos leva à COROA.
Pedro, ainda na inexperiência, dizia para Jesus: "Tem compaixão de Ti, Senhor"(v.21), tentando poupá-lO da única maneira de se obter êxito na vida – o SACRIFÍCIO e a CRUZ(todos os dias). Paulo orientava seus discípulos a terem cuidado com as teorias filosóficas e vãs sutilezas, oriundas das tradições e rudimentos do mundo que eram diferentes da Revelação do próprio Messias {6Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. 7Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé, como foi ensinado a vocês. E dêem sempre graças a Deus.
8Tenham cuidado para que ninguém os torne escravos por meio de argumentos sem valor, que vêm da sabedoria humana. Essas coisas vêm dos ensinamentos de criaturas humanas e dos espíritos que dominam o Universo e não de Cristo. }(Cl 2:6-8). Lucas, o médico amado, aponta as Palavras de vida eterna: "Qualquer que não tomar a sua cruz e vier após Mim, não pode ser meu discípulo"(Lc 14:27)
O processo de cura e libertação é resultado da auto-renúncia, seguida da auto-mortificação {3Deus fez o que a lei não pôde fazer porque a natureza humana era fraca. Deus condenou o pecado na natureza humana, enviando o seu próprio Filho, que veio na forma da nossa natureza pecaminosa a fim de acabar com o pecado. }(Rm 8:13). Somos comparados em Hebreus como atletas que têm como meta lutar contra o embaraço que o pecado traz(12:1) para nós mesmos e para o Reino de Deus.{1Assim nós temos essa grande multidão de testemunhas ao nosso redor. Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós.}
Nosso referencial é Jesus, que venceu o inimigo dos nossos sentimentos que lutam para superproteger nosso "EU". Ele precisou não levar em conta o mal lançado pelas pessoas contra Ele todos os dias, e optou por não agradar-se a Si mesmo(Rm 15:3){3Pois nem o próprio Cristo procurou agradar a si mesmo; pelo contrário, como dizem as Escrituras Sagradas: “As ofensas daqueles que te insultaram caíram sobre mim.”}. Submeteu-se à justiça humana mesmo quando o profeta admite ser comparada à "trapo de imundícia"(Is 64:6) perante o Criador. Lidou com os "sábios" segundo os padrões deste mundo, mesmo quando o Pai os considera loucos(Rm 1:22; Is 5:21).
A ALTIVEZ humana precisa se curvar diante dos conselhos divinos: Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que no tempo oportuno Ele te exalte (1Pe 5:6). Não te estribes no teu próprio entendimento(Pv 3:5). Leve seus pensamentos cativo à obediência a Cristo (2Co 10:4,5). Não confie no poder da sua própria carne (Fp 3:3). Lembre-se de que sem Cristo, você não pode fazer absolutamente nada de bom (Jo 15:5). Se proteja da soberba e da altivez, porque a queda e a ruína são conseqüência destes comportamentos (Pv 16:18). E se você acredita que está de pé, na integridade, atente para não cair (1Co 10:12). É aceitar, sem titubear, o que Deus quer, e não o que EU quero (Mc 14:36). Não seja como os incrédulos, que buscam o que é propriamente "SEU" , e não o que é de Cristo (Fp 2:21)
Todo desequilibrado tem o foco em si mesmo e nos seus próprios sentimentos, e não em Deus. Por si mesmo ele peca, porque dá prazer. Ser carnal é a evidência de que Cristo importa menos do que a vontade do EU. Tudo o que ele faz não é para dar prazer ao seu Criador, mas para si mesmo. Ele não tem problemas em baixar o padrão ético e moral, mesmo que os relacionamentos sejam abalados (porque pecado é violar a ética e a moral). Ele está vivo para SI MESMO, mas precisa morrer para abandonar o cheiro de esgoto do EGO, que sempre fere e carrega toda a lista de pecados contra Deus e contra o próximo. Quem suporta vier com o EGOÍSTA? Quem suporta o fedor dele? Quando ele fala consegue adoecer e contaminar os simples, porque o simples dá crédito a tudo o que falam por aí, mas o prudente observa os seus próprios caminhos (Pv 14:15).
Seria prudente depois de se olhar no espelho(interior), perguntar para o seu Criador se você tem vivido pela identidade dada por Deus ou pela que você achou pelas suas andanças pelo mundo afora. A primeira atrai riquezas verdadeiras, honra e paz, porque prova o seu verdadeiro amor por Deus e pelo próximo, mas a segunda, somente miséria interior, desonra e confusão.
Neste caso, não existe meio termo, somente luz ou trevas, vida ou morte, dois caminhos, sem atalhos. Por favor, escolha o caminho de Deus.
A propósito, seus melhores amigos são quem no dia de hoje? Eles obedecem a Deus? Você renuncia tudo por causa do seu salário na terra, ou pelo celestial? Quem é que manda na sua vida? De que lado você está?
O pecado dos outros não nos poupará de prestarmos conta sobre nossa própria resistência ao Espírito Santo, que nos chama ao arrependimento sincero e à confissão, em vez de acusar os outros pecadores que nos rodeiam.
Os heróis da fé renunciaram o EU (Hb 11), mesmo sendo frágeis e tentados como nós. É isso que está faltando na sua vida(hoje), para que você também seja incluído nesta mesma galeria. Tem uma multidão acreditando que você pode todas as coisas, em Cristo que te fortalece. Acredite você também, reaja rápido! Se humilhe diante de Deus e seja restaurado. Alegre o coração de Deus, ame até os seus inimigos e receba a verdadeira felicidade de ser aprovado por Deus.
"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno." Sl 139:23